top of page

DIZE-ME COM QUEM ANDAS: A TRÍADE OBSCURA

  • Arash Emanzadeh
  • 25 de jun. de 2021
  • 4 min de leitura

Atualizado: 22 de ago. de 2021

Vamos conhecer (e estudar) os relacionamentos das pessoas com traços de personalidade da Tríade Obscura.


DESTAQUES


• Uma teoria das preferências de relacionamento, chamada de variedade positiva, sugere que somos atraídos por pessoas semelhantes a nós.

• Pessoas com traços da Tríade Obscura (narcisismo, psicopatia e maquiavelismo) escolhem relacionar-se com outros de mesma índole (com algumas exceções importantes).

• Psicopatas tem grande interesse em encontros de uma noite, independentemente da personalidade do parceiro.


Uma teoria importante sobre preferências de relacionamento (ou, simplesmente, preferencias de acasalamento), chamada de variedade positiva, argumenta que as pessoas preferem relacionamentos com parceiros de personalidade semelhante à sua - por exemplo, em termos de idade, educação, inteligência, crenças religiosas, orientação política, valores e hábitos. Algumas pesquisas sobre recém-casados descobriram que eles tendem a ter semelhanças “muito fortes” em idade, orientação política e religiosidade.

O acasalamento seletivo positivo também se aplica a traços de personalidade desajustados e aversivos (por exemplo, narcisismo)? O pesquisador C. S. Kay, da Universidade de Oregon, tentou responder a esse questionamento, ao estudar preferências de relacionamento das pessoas com alto teor de psicopatia, narcisismo e maquiavelismo.

Antes de resumir os métodos e resultados da investigação, vejamos uma breve revisão da Tríade Obscura (também denominada Tríade Negra ou Tríade Sombria).


A TRÍADE OBSCURA: NARCISISMO, PSICOPATIA, MAQUIAVELISMO

A Tríade Obscura, às vezes chamada de Tétrade Obscura (quando se acrescenta o sadismo) engloba características relevantes de psicopatia, narcisismo e maquiavelismo. Esses traços de personalidade, geralmente considerados malévolos e socialmente aversivos, são sinteticamente comentados a seguir.

Os narcisistas têm grande necessidade de admiração e acreditam que são muito especiais. Sentem-se donos do direito, não têm empatia, frequentemente invejam os outros (e acreditam que os outros os invejam) e anseiam por status e poder elevados.

Os psicopatas, assim como os narcisistas, tendem a manipular e explorar os demais. No entanto, em comparação com os narcisistas, os psicopatas são quase sempre mais insensíveis e implacáveis. São oportunistas perigosos, não sentem culpa e nem remorso. Os psicopatas podem ser bastante impulsivos e agressivos, às vezes cometendo crimes muito violentos (estupros, assassinatos). No entanto, muitos conseguem esconder seu lado sombrio: podem parecer simpáticos, confiantes, charmosos e carismáticos, contam histórias cativantes. Algumas pesquisas sugerem que existem maneiras de identificar psicopatas com base em seu padrão de comunicação.

Os maquiavélicos (uma lembrança de Niccolò Machiavelli, autor do atualíssimo O Príncipe), como os psicopatas, são manipuladores, agem desonestamente e caracterizam-se por ausência quase completa de culpa ou remorso. No entanto, ao contrário dos psicopatas e de sua tendência a ser agressivos e sem objetivos realistas de longo prazo, os indivíduos com altos graus de maquiavelismo são estrategistas cautelosos de longo prazo.

Os maquiavélicos não expressam nenhuma preocupação com a moral e a ética ao perseguir seus objetivos egoístas. Portanto, embora não necessariamente imorais, eles são amorais. Especificamente, as tendências associadas à filosofia de Maquiavel promovem métodos antissociais de realização de metas, além de ganância e egoísmo, que são justificados por meio de racionalizações em torno da conveniência pessoal e objetivos financeiros.


INVESTIGANDO AS RELAÇÕES DA TRÍADE NEGRA


Duas pesquisas de Cameron Kay examinaram as preferências de relacionamento de pessoas com traços de personalidade da Tríade Obscura (indivíduos com alto teor de psicopatia, narcisismo e maquiavelismo). O primeiro estudo incluiu 470 alunos de graduação (65% mulheres; idade média de 20 anos). Duas medidas foram utilizadas.


A primeira foi o Autorrelato Dark Triad: A escala Short Dark Triad (usando 12 itens) avaliou o narcisismo ("as pessoas me veem como um líder natural"), psicopatia ("As pessoas costumam dizer que estou fora de controle") e maquiavelismo ("você deve esperar o momento certo para se vingar dos outros”).


A segunda foi a Tríade Obscura Em Contextos De Relacionamento: nesta avaliação a escala acima foi modificada para avaliar a disposição dos participantes em namorar, se casar e ter relacionamentos de uma noite com indivíduos com alto índice de psicopatia, narcisismo e maquiavelismo. Por exemplo, um item do questionário foi: "eu estaria disposto a me casar com alguém que gosta de fazer sexo com pessoas que mal conhece."


A segunda pesquisa tentou replicar as descobertas da primeira. Os participantes foram 463 alunos (72% mulheres; idade média de 20 anos). A principal diferença em relação à anterior foi o uso da versão completa (27 itens, em vez de 12) da escala Short Dark Triad.


PREFERÊNCIAS DE RELACIONAMENTO DOS NARCISISTAS, PSICOPATAS E MAQUIAVÉLICOS

A análise dos dados revelou três padrões:


Em primeiro lugar, aqueles que estão no alto em cada uma das características da Tríade Obscura parecem estar mais dispostos a se relacionar com pessoas que têm as mesmas características. Houve exceções, principalmente no que se refere ao desejo de transar apenas uma noite, mas apenas em mulheres/homens narcisistas e em homens maquiavélicos (característica observada em apenas um estudo). É provável, acredita o autor, que o controle da psicopatia teria removido essas associações, dada a ligação entre a psicopatia e o desejo de relacionar-se apenas uma noite (ver o terceiro ponto, abaixo).


Em segundo lugar, os indivíduos com alta pontuação em narcisismo (e, potencialmente, maquiavelismo) parecem colocar uma ênfase maior nessas mesmas características quando se trata de relacionamentos de longo prazo (ou seja, namoro ou casamento, em oposição a encontros de uma noite).


Isso está de acordo com pesquisas anteriores: em comparação com a população normal, os indivíduos que acreditam possuir traços de personalidade aversivos são mais propensos a tolerar e aceitar, mas não necessariamente amar ou mesmo gostar dos mesmos traços de personalidade em outras pessoas, especialmente quando interessados em formar relacionamentos de longo prazo (em oposição aos relacionamentos de curto prazo).

Terceiro, os psicopatas estão ansiosos por relacionamentos de uma noite com aqueles que estão no alto em qualquer um dos traços de personalidade da Tríade das Obscura.

Isso não é surpreendente: psicopatas são oportunistas. Como o autor observa, pesquisas anteriores descobriram que a psicopatia está ligada a “ter mais parceiros sexuais do passado”, envolver-se “em mais atos de infidelidade”, “estar mais interessado em sexo em geral” e “maior anseio por relacionamentos sexuais.”


Mesmo tendo sido observadas algumas exceções, os resultados dos estudos são geralmente consistentes com a teoria do relacionamento seletivo positivo, que argumenta que as pessoas preferem envolvimentos com seus semelhantes.


Tradução e Adaptação: Angelo Salignac


REFERENCIAS


BAPTISTA, Maiara dos Santos Lourenço e SILVA JUNIOR, Sérgio Caetano. PSICOPATIA E TRANSTORNO DE PERSONALIDADE ANTISSOCIAL.

Komentarze


©2021, por Angelo Salignac.

bottom of page