O QUE É A TERAPIA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL?
- Tonya Cassaday
- 4 de jun. de 2021
- 5 min de leitura
Atualizado: 22 de ago. de 2021
Imagine três mulheres, amigas desde crianças. Uma delas foi diagnosticada com ansiedade quando era adolescente. Outra tinha família e um trabalho exigente, e as adversidades da vida a levaram a beber em excesso. A terceira mulher havia perdido seu marido recentemente, num acidente de carro. Todas elas procuraram ajuda clínica profissional para resolver seus problemas. Numa conversa durante o café, certa manhã, descobriram uma coincidência fascinante: embora estivessem lidando com problemas diferentes e frequentando diferentes Psicólogos, todas estavam recebendo o mesmo tipo de tratamento – a terapia cognitivo-comportamental (TCC ou, no inglês, cognitive-behavioral therapy, CBT). Embora seus problemas mentais e emocionais sejam claramente diferentes, o recurso terapêutico adotado é exatamente o mesmo.
O fato de as três mulheres estarem recebendo o mesmo tipo de tratamento é mais do que uma coincidência. A terapia cognitivo-comportamental é uma forma de abordagem psicológica eficaz para uma ampla gama de problemas de saúde mental e outros tipos de disfunção. A MAYO CLINIC lista alguns dos distúrbios para os quais a TCC é apropriada:
• Depressão
• Transtorno de ansiedade
• Abuso de álcool e drogas
• Problemas conjugais
• Distúrbios alimentares
• Estresse pós-traumático (TEPT)
• Fobias
• Distúrbios do sono
• Transtorno obsessivo-compulsivo (TOC)
• Transtorno bipolar
• Esquizofrenia
• Distúrbios sexuais
Voltando ao exemplo das três amigas, é possível notar que duas delas estavam lidando com diagnósticos específicos - ansiedade e alcoolismo. A terceira mulher enfrentava um processo de luto após a perda do marido; nesse caso, o motivo para consultar um terapeuta não está relacionado a uma condição de saúde mental diagnosticável, mas a TCC, que é um método apropriado para sua terapia, deve trazer melhoras com o tempo: a terapia cognitivo-comportamental é eficaz para uma ampla variedade de problemas que não têm conexão com transtornos de saúde mental.

Na TCC o psicoterapeuta usa um processo estruturado para ajudar seus clientes a se conscientizarem rapidamente de padrões de pensamentos negativos ou imprecisos (que chamamos “disfuncionais”) para que possam enfrentá-los e responder de maneira eficaz, com grande relevo para a tríade emoção-pensamento-comportamento. Um dos benefícios mais conhecidos é que geralmente requer um número menor de sessões do que outros tipos de terapia.
A TERAPIA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL É EFICAZ?
Numerosos estudos mostram que a TCC leva a uma melhora notável no funcionamento psicológico das pessoas e em sua qualidade de vida. Na verdade, esse tipo de terapia provou ser tão ou mais eficaz do que outras modalidades terapêuticas tradicionais ou medicamentos psiquiátricos.
Os pesquisadores fizeram muitos avanços em torno do comportamento cognitivo com base na pesquisa e na prática clínica e esses novos métodos resultaram em significativos aperfeiçoamentos, que claramente beneficiam uma ampla gama de clientes.
QUAIS SÃO OS PRINCÍPIOS DA
TERAPIA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL?
1. Os problemas psicológicos baseiam-se, pelo menos em parte, em padrões de pensamento inadequados ou inúteis;
2. Os problemas psicológicos são, pelo menos parcialmente, baseados em padrões de comportamentos inadequados que são aprendidos;
3. Pessoas que lidam com problemas psicológicos podem aprender estratégias de enfrentamento que irão aliviar seus sintomas e levar a uma vida mais feliz e saudável.
A premissa por trás da TCC é fazer com que as pessoas mudem seus padrões de pensamento. Durante o curso da terapia, os Psicólogos trabalham com os clientes para ajudá-los a aprender a reconhecer as distorções em seus pensamentos que estão causando problemas em suas vidas. Uma vez que os clientes alcancem esse objetivo, o terapeuta pode ajudá-los a reavaliar e aplicar os novos padrões de pensamento em suas vidas.
A TCC utiliza habilidades de resolução de problemas para ajudar os clientes a entender melhor seu comportamento e suas motivações, assim como a implementar estratégias de enfrentamento para lidar com situações difíceis. O processo ajuda a aumentar a confiança em suas respostas a essas situações.
Algumas terapias adicionam outro componente da TCC no tratamento de certas condições que estão ajudando os clientes a mudar seus padrões de comportamento: as estratégias comportamentais, que podem ajudar os indivíduos a enfrentar seus medos em vez de evitá-los, usar técnicas de role-playing em antecipação às suas interações com os outros e aprender a relaxar o corpo e acalmar a mente.
TERAPIA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL PARA
TRANSTORNOS EMOCIONAIS
Dificuldades emocionais e desafios da vida cotidiana muitas vezes são fatores que provocam ou agravam várias doenças mentais. A TCC ajuda as pessoas a melhorar sua capacidade de controlar suas emoções, ao fazer com que aprendam novas técnicas de como lidar com situações estressantes. As sessões de terapia podem ajudar a melhorar relacionamentos e aperfeiçoar habilidades de comunicação, lidar com doenças físicas, controlar sintomas físicos crônicos, superar traumas emocionais e prevenir uma recaída de doenças mentais.
QUAIS SÃO OS RISCOS ASSOCIADOS À
TERAPIA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL?
A TCC não está associada a riscos significativos, e é reconhecido modelo de estruturação cientifica. Ao mesmo tempo, se for o tipo de terapia que o Psicólogo acredita ser a melhor abordagem no seu caso, esteja alerta para o fato de que o desenrolar de algumas sessões podem fazer você se sentir emocionalmente desconfortável.
Tente não se preocupar muito com isso: é parte do processo. A TCC é um processo que funciona para ajudar a explorar experiências e emoções, que muitas vezes incluem sentimentos dolorosos. Não se surpreenda se durante ou após uma sessão desafiadora você chorar, ficar chateado ou com raiva. Às vezes, você sairá de uma sessão sentindo-se mentalmente e emocionalmente esgotado. Na verdade, são bons sinais porque validam o fato de que você é capaz de começar a liberar essas emoções dolorosas que fazem parte do processo de cura. Isso é especialmente verdadeiro para uma técnica chamada “terapia de exposição”, para pessoas que lutam contra o medo e a ansiedade: o terapeuta expõe seu cliente às coisas que causam medo ou ansiedade em etapas controladas e graduais. Embora a terapia de exposição cause estresse ou ansiedade inicialmente, com o tempo, ajuda as pessoas a superar seus medos, ajudando-as a enfrentá-los.
Como esses tipos de problemas podem ser debilitantes, é importante trabalhar com um Psicólogo habilitado, que ajudará a progredir de maneira suave e tecnicamente adequada.
QUANTO TEMPO DURA A TERAPIA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL?
Na maioria dos casos, a TCC funciona a curto prazo; muitos clientes percebem os benefícios após cinco a vinte sessões. Seu terapeuta indicará desde o início quais são seus objetivos terapêuticos. O número de sessões necessárias dependerá do motivo que indica a terapia, a gravidade dos sintomas, a quanto estresse você está submetido, há quanto tempo está lidando com o distúrbio e a outros fatores únicos do seu caso. Não é possível um número exato, claro.
Considere que todos são únicos e todos se curam dentro de seus próprios prazos. A duração da terapia dependerá, em grande parte, do seu engajamento e da adesão aos exercícios propostos. A TCC geralmente funciona melhor quando existe consistente apoio de familiares e amigos, o que também pode influenciar na duração do seu tratamento.
O QUE VOCÊ PODE ESPERAR DA TERAPIA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL
A expectativa da terapia cognitivo-comportamental não é, necessariamente, curar seus distúrbios ou os problemas que motivaram a busca da terapia. É importante entender exatamente como a terapia cognitivo-comportamental pode ajudar: os problemas podem ou não desaparecer, mas o tratamento lhe dá o poder de lidar com seus problemas ou situações críticas de maneira saudável, o que dará uma visão melhor de si mesmo e de sua vida.
A realidade é que a TCC funciona melhor para algumas pessoas do que para outras, mas isso acontece em relação a qualquer método terapêutico. O componente central para o sucesso de sua terapia é você, com o seu comprometimento: as melhores maneiras de chegar ao equilíbrio são definidas quando os principais problemas do cliente estão claramente delimitados.
A franqueza e honestidade durante as sessões terapêuticas, especialmente ao compartilhar pensamentos e sentimentos que são fonte de desconforto e angústia, são facilitadores do processo. Isso não implica a necessidade de despejar todos os pensamentos, experiências e emoções já no primeiro encontro, pois essa é uma circunstância natural do processo, sob orientação do Psicólogo: revelar seus medos, emoções dolorosas ou constrangedoras é uma necessidade. Seu psicoterapeuta tem os recursos técnicos adequados para ajudar a trazer à tona tudo aquilo que necessita ser trabalhado.
Tradução e Adaptação: Angelo Salignac
Original Disponível em: BetterHelp
Yorumlar