PORQUE EU DEVERIA PROCURAR UM PSICÓLOGO?
- Angelo Salignac
- 20 de mai. de 2021
- 5 min de leitura
Atualizado: 22 de ago. de 2021
Já faz muito tempo que não se pratica mais o hábito de manter em segredo a adesão a uma psicoterapia. Essa é uma opção particular que somente se torna obrigatória a um dos atores do processo: o seu Terapeuta, é claro, sempre manterá absoluto sigilo.
Apesar de ainda existirem estigmas em relação à terapia, o preconceito se transforma, rapidamente, em coisa do passado e cada vez mais pessoas tomam a decisão de consultar um Terapeuta. Infelizmente, muitos ainda acreditam, erroneamente, que é preciso esperar a ocorrência de um momento de crise para se beneficiar da consulta a um Psicólogo. Mas, na realidade, não existe um momento “certo” para iniciar a terapia.
As pessoas vão ao Consultório por todos os tipos de razões, seja para ajudar no tratamento de um problema de saúde mental ou algo tão aparentemente simples como a busca de um objetivo de vida.
Não é necessário nenhum esforço extraordinário para se beneficiar da consulta a um Psicólogo para uma verificação metódica e embasada do bem-estar mental e emocional. Ao contrário, talvez seja bem mais fácil se deixar levar pelas circunstâncias, muitas vezes perdendo as oportunidades de compreender as verdadeiras razões de nossos comportamentos – é claro que com muito maior sofrimento.
A terapia oferece um espaço seguro que favorece o autoconhecimento, clarificando as mágoas e decepções do passado e garantindo que os sentimentos resultantes não afetem negativamente as escolhas que fazemos e os rumos que seguimos.
Vamos dar uma olhada em algumas das razões mais comuns pelas quais as pessoas procuram uma terapia ou aconselhamento psicológico (sim, são coisas diferentes - mas isso é assunto para outro post...):
1. Preciso de ajuda para solucionar um problema específico de saúde mental:
Se você sabe que está sofrendo de um problema específico de saúde mental ou simplesmente sente que "algo errado está acontecendo", a terapia pode fornecer as ferramentas adequadas para gerenciar melhor esses sintomas e chegar à raiz do problema.
Às vezes é um evento, às vezes é um acúmulo de eventos ou emoções de difícil compreensão e às vezes é difícil até mesmo entender como tudo começou. Qualquer que seja a situação em que você esteja, a terapia fornecerá ferramentas para gerenciar melhor seus sintomas, ao mesmo tempo ajudando a chegar à raiz dos problemas, onde tudo começou. E esse é o momento em que começa a verdadeira recuperação.
2. Tenho dificuldades nos meus relacionamentos:
Se você está tendo dificuldades ou repete os mesmos padrões repetidas vezes nos seus relacionamentos ou se sente que nunca recebe o apoio que precisa das pessoas ao seu redor, a terapia pode ajudar.
A capacidade de se conectar com outras pessoas e formar relacionamentos saudáveis é vital para nosso bem-estar emocional. Se os nossos vínculos (de qualquer natureza!) nos trazem desconforto e ansiedade, é provável que esses sentimentos disfuncionais contaminem vários outros aspectos do cotidiano.
Na terapia se adquire um melhor entendimento de como as experiências de infância podem estar impactando os relacionamentos atuais. Dessa maneira você poderá, gradualmente, desenvolver e manter conexões saudáveis e autênticas com as pessoas ao seu redor.
3. Me sinto vazio, me sinto sem rumo:
Muitas pessoas procuram a terapia porque se sentem perdidas ou interiormente vazias. Talvez até agora a vida não tenha funcionado da maneira como eles esperavam ou talvez tenham alcançado tudo o que sempre desejaram, mas surgem questionamentos sobre qual a relevância dessas realizações. Nunca é tarde para mudar o curso da nossa existência: na terapia é possível trabalhar para descobrir as coisas realmente importantes, permitindo a elaboração de uma vida plena de significados e propósitos.
4. Preciso esclarecer um tema específico:
Compartilhar nossos pensamentos e sentimentos com amigos íntimos e familiares é muito importante, mas é completamente diferente trabalhar com um terapeuta. Com um amigo vocês compartilham problemas um com o outro, enquanto o relacionamento terapêutico se concentra em você - e apenas você.
Um terapeuta oferece um ponto de vista exclusivamente objetivo, fundamentado em experiência profissional e conhecimentos cientificamente embasados, o que significa que os sentimentos pessoais não se envolvem ou influenciam o quadro mais amplo. Os Psicólogos passam anos treinando para entender a condição humana e ajudá-lo de uma forma que pessoas não treinadas não podem e não conseguem. A técnica e o conhecimento de que dispõem permite a identificação eficiente de disfunções e a criação de etapas tangíveis para mudança.
5. Dificuldades para dormir ou sensação de cansaço excessivo:
Pode não ser a primeira coisa que vem à mente quando você pensa em terapia, mas sono e saúde mental estão intimamente ligados. Quando um sai de sincronia, o outro geralmente o segue. Esteja você se sentindo exausto ou lutando para dormir durante a noite, problemas de sono são um bom motivo para buscar a ajuda do Terapeuta.
6. Apoio durante um grande evento ou mudança de vida:
Seja o divórcio, o deslocamento para um novo lugar, uma recolocação na carreira - lidar apenas com as transições da vida pode ser angustiante. A terapia é um ótimo lugar para conversar sobre suas opções e navegar pelas transformações com o apoio de um profissional.
7. Luto:
Vivemos em uma sociedade onde a morte ainda é um assunto tabu, o que pode deixar algumas pessoas se sentindo isoladas ao perder alguém importante para elas. Embora o luto seja um processo humano completamente saudável e normal, às vezes o seu processo pode demorar ou causar sofrimento e precisamos de apoio ao longo do caminho.
Pode haver coisas que você não deseja compartilhar com as pessoas ao seu redor ou que você tema ser julgado por seus sentimentos ou emoções. A terapia oferece um espaço para você compartilhar sua dor, contar sua história e para que seus sentimentos sejam validados.
8. Para se sentir mais confiante:
A baixa autoestima normalmente vem desde a infância e pode impactar a vida em geral. A terapia é o lugar adequado para desenvolver sua confiança e superar relacionamentos prejudiciais passados ou experiências não resolvidas da infância que podem ter abalado sua confiança.
9. Para se tornar a sua melhor versão:
Como teria dito Sócrates, “a vida não examinada não vale a pena ser vivida”. Se não investimos em tempo para nos conhecer, nossos pontos fortes e vulnerabilidades, como saberemos que demos nossa melhor chance à vida? A autoconsciência é o maior presente que podemos dar a nós mesmos e às pessoas ao nosso redor.
As razões para consultar um Psicólogo são inúmeras. A terapia não apenas irá ajudá-lo com tudo o que você está passando agora, mas também irá deixá-lo muito mais bem equipado para lidar com o que acontecer no futuro. Se você esteve indeciso, agora é a hora.
Mas esteja avisado: uma grande mudança na sua vida estará prestes a acontecer. Para melhor!
Comments